segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ATIVIDADE EM SALA DE AULA

Introdução
O presente relatório abaixo se deu a parti da realização de uma atividade de estágio do aluno Francisco Genário Rodrigues da Costa, estudante do curso de Licenciatura em matemática da UVA. A realização da atividade aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Médio Israel Leocádia de Vasconcelos, na quarta feira dia 07 de novembro de 2016, no turno da manhã. O relatório apresentar descrição de como ocorreu toda a realização da atividade, que se divide em duas partes, pois ocorreram em duas salas de primeiro ano, em duas situações diferentes com o educando Genário Rodrigues e o professor orientador Jocévelton.
parte


          Ola a todos que seguem o meu blog “ http://estagiosupevisionado.blogspot.com“ estamos aqui mais uma vez para relatar mais uma atividade realizada com sucesso. Eu sou Genário Rodrigues criador e autor desse blog, cujas postagens são todas em relação a uma disciplina de estágio que estou a cursar.
          A publicação de hoje é uma atividade realizada em sala de aula, atividade essa que tem como propósito vivenciar e aplicar uma das funções  de um professor. A atividade se divide em duas etapas, uma vez que, acompanhei meu professor orientador em duas turmas diferentes dos primeiros anos. Posso dizer que foi uma experiência gratificante e ao mesmo tempo de muita responsabilidade, já que pode colaborar da melhor forma possível com meu professor das 7:50 ate as 11:00 horas da manha, já que estava numa semana de avaliações bimestrais e apurações de notas.
A primeira etapa se deu da seguinte forma: a partir das 7:50  fomos para a sala do primeiro ano “C” do turno da manha, o professor Jocevélton de matemática das turmas do primeiro ano da manha estava fazendo a coletagem e contação de  vistos(observando quem tinha feito todas as atividades do bimestre), para  ser uma  das notas do bimestre.

A coleta é realizada por ordem de freqüência, da qual eu estava de responsável de chamar e anotar a quantidade de vistos enquanto o professor fazia vistoria nos  cadernos dos alunos e mim repassava quantos vistos tinha cada um deles.Ao questionar  o professor de qual a importância daquele processo? O professor disse que era fundamental fazer isso, pois era uma nota que seria somada com notas de trabalhos, que são um por mês, nota das avaliações bimestrais e mais uma nota dada para quem tinha realizado o ENEM. Essa nota do ENEM serve como um estimulo para o aluno fazer essa avaliação, já que muitos não demonstra muito interesse de fazer essas provas. Conseguimos realizar a contagem de todos os  vistos embora o intervalo tenha ocorrido um pouco mais  cedo devido a aplicação das avaliações bimestrais que aconteceram naquele dia,  testes estes que eram de filosofia, sociologia, geografia e historia.


          Assim com essa observação de atividades terminamos a primeira parte da minha missão do estágio, encerrando-se as 8:50 da manha a nossa estadia naquela sala de aula, quando se deu a entrega dos lanches e inicio do intervalo ou recreio, popularmente falando na linguagem dos alunos.

2ªparte
          A segunda parte iniciou-se depois do intervalo já na sala do primeiro ano B, as 9:05, e já com o inicio de organização para começarmos a aplicar a as provas bimestrais de Sociologia e Filosofia. Demora-se em torno de dez minutos até que todos se acalmem e se concentrem até que eu possa entregar as devidas provas.
           As duas primeiras provas podem ser feitas até as 10:20 , e depois seriam entregue as avaliações de Geografia e historia. Segui o planejamento  e orientação dada pelo professor, já que naquele momento eu estava sendo responsável por aplicar e fiscalizar os alunos enquanto realizavam os testes.


          Com a cooperação e compreensão de todos os alunos, ocorreu tudo bem, e todos os testes foram feitos respondidos a tempo. Interessante aqui ressaltar que a questão do tempo foi muito importante, pois perguntei também ao professor Jocevélton por que não entregar todas as provas ao mesmo tempo, dando a eles a opção de escolherem quais querem responder primeiro? Jocevélton disse  que não era uma boa ideia, pois grande maioria iriam terminar rápido e depois iriam ficar dispersos atrapalhando os demais alunos que ainda não tinha terminado. Isso ocorre porque ao terminar o aluno não pode sair a menos se já fosse 11:00 horas, horário do que eles poderiam ser liberados. A ideia de entregar as provas com horário especifico é muito boa, pois observei que aqueles alunos mais desinteressados terminam suas avaliações muito rápido, não sei se é porque tava com o conteúdo prontinho ou se era simplesmente desinteresse de fazer correto ou se não sabiam e faziam só marcar; uma vez que as provas eram todas de múltipla escolha.




         
Então foi isso que aconteceu na minha estadia no Colégio Estadual Israel Leocádio de Vasconcelos, na realização de mais uma atividade da minha disciplina de estágio supervisionado II. Muito obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário