segunda-feira, 25 de abril de 2016

Entrevista com o professor supervisor do estágio, Jocevelton Gomes





A Importância do estagio supervisionado na formação do professor de matemática
FRANCISCO JOCEVELTON GOMES VICTOR

http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/img/transp.gif
Jocevelton Gomes é um estudante do curso de Financia em bacharelado na Universidade Federal do Ceará, tem vinte três anos e leciona já ha quatro anos no colégio estadual Israel Leocádio de Vasconcelos no distrito de Aracatiaçu.

http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/img/transp.gif 
Ao mencionar o tema do qual iria ser proposto na entrevista, Jocevelton diz que ele sabe do quanto essa disciplina é fundamental para quem pretende seguir na profissão de educador, “falo isso porque sei como foi o impacto de ter entrado em uma sala de aula sem nunca antes ter estado la, a não ser como aluno”, essa disciplina vai da uma visão geral de todo um ambiente escolar.




Blogger: O texto abaixo é dada em uma seqüência de perguntas realizadas por Genário Rodrigues e respostas pelo professor
Jocevelton Gomes.



Blogger-Professor Jocevelto, sendo você um estudante do curso de Financia do 8º  período  e levando em consideração que seu curso não é voltado para a licenciatura . Qual foi seu principal receio de estar e de ministrar aulas de matemática sem se quer antes ter tido essa experiência de estágio?
Jocevelton- “Meu maior receio foi enfrentar uma sala de aula sem ter no curso disciplinas voltadas para a área pedagógica de ensino. Então ficamos sempre com uma tensão de iniciante, se perguntando e principalmente se propondo a enfrentar tudo  da melhor forma possível mesmo sem nenhum tipo de preparo. Entretanto, isso não passou de receio pois, o amor pela matemática, o respeito para com o desafio e principalmente  a responsabilidade como educador fizeram-me crescer na profissão.”

Blogger- Você acha que essa disciplina, como todas as outras três de estagio ajuda realmente o licenciando a se preparar melhor para sua profissão?

Jocevelton: “com certeza essa experiência que o formando vive com o professor torna-se de fundamental importância a fim de qualificar o universitário e prepará-lo  para as dificuldades das quais estará vivenciando ali junto com o professor a serem enfrentadas. É assim que o mesmo passa a (sentir na pele) o desafio gratificante  de ser educador na sociedade atual.


http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/img/transp.gifBlogger- O estágio supervisionado tem por finalidade aproximar e inserir o formando no ambiente  escolar em geral. Para você esse contato com toda a estrutura física e pedagógica influenciara no andamento do curso de um formando de forma negativa ou positiva?

Jocevelton: “Esse contato ira influência de maneira muito positiva, justamente porque essa aproximação  do formando com a escola, com o professor e principalmente com o ambiente de ensino, traz para o  universitário uma familiarização e adaptação mais rápida no sentido de saber como é a politica de ensino da escola. O funcionamento e metodologia  aplicada por toda a gestão, sera para ele distorção de uma serie de duvidas das quias ele ainda não conhecia mais que vai obter respostas durante esse tempo, pois vai ver que ser professor não é só estar e ministrar aulas dentro de uma sala. Existe também a parte chata burocrática que é envolve toda uma politica de um sistema, repasse do conteúdo e o modo como os alunos recebem o conhecimento, são sem duvida ótimas observações para o formando nesse momento,  mas ver todo uma serie de metas e documentação a serem realizadas também pode interferir, mas se gostar realmente desse meio vai levar isso para o lado profissional e positivo, podendo assim tirar suas conclusões e começar a montar seu método de ensino.”

Blogger- Sendo eu um estudante do curso de licenciatura em matemática e, você um ex-professor meu e um ótimo amigo agora. Responda-me com sua experiência adquirida ao longo desses anos de licenciatura, o que posso tirar de experiência dessa disciplina?
Jocevelton: “Genário, só o fato de você esta tendo esse contato tão próximo com o ambiente de ensino vai ser fundamental para sua formação não de professor em especifico, mas, para decidir se é realmente essa profissão que você quer realmente seguir. Falo pelo fato de que por esse período de observação e pratica com os docentes, vai se deparar com situações das quais venha a pensa em desistir ou pelo contrario, que você se identifique cada vez mais com essa carreira. Falo isso por experiência própria e sei de quanto é ruim no sentido de não ter tido um contato assim como o que você esta tendo agora quando resolvi aceita a proposta de ser um professor sabendo que nunca antes tinha estado em sala de aula a não ser como aluno. Então alem de aprender como é que funciona o dia a dia de cada escola e a rotina que tem um professor, é parti daqui que você vai ter a convicção de que é o local e profissão que quer seguir.”
Blogger- Para você, qual a importância do estágio dentro de um curso de licenciatura? Como você classifica essa disciplina para quem pretende licenciar?
Jocevelton- “A importância é bem clara, uma vez que, o estágio da a chance ao aluno de ter um contato bem mais próximo com a sala de aula para que ele possa exaurir todo tipo de característica e trazer para sua vida como educador. É uma disciplina fundamenta. Como são dois anos de estagio, do um até o quarto, o formando tem a oportunidade de absolver todo tipo de observação, expor suas criticas, mas principalmente deixar seu conhecimento e trazer para si a responsabilidade de que ser um professor é mostrar aos alunos a melhor forma maneira de vencer e sempre sendo um bom conselheiro para todos e ser um ótimo amigo com eles. Genário, essa disciplina é realidade exposta em sua frente, em sua vida e principalmente é o ponta pé fundamental par dar um salto grande em seu curso e se destaca nessa área, pois se você quiser realmente seguir em frente, essa e junto com as demais é ápice de seu curso, o ponto chave de crescer.”

 Blogger- Essa entrevista foi realizada no dia 21 de abril de 2016 pelo blogger e autor do mesmo Francisco Genário Rodrigues da Costa. A entrevista deu-se na residência do professor Jocevelton Gomes.




Fotografia retirada após entrevista do Blogger estagio2 com Jocevelton a direita e o autor  da entrevista e do bloogger, Genário, a esquerda.

Um comentário:

  1. Muito interessante, Genário. Legal ver um outro ângulo; um professor que não teve a preparação específica para lecionar. Sugiro que em outras oportunidades, você escreve como você mesmo e não como "blogger".

    ResponderExcluir